quinta-feira, 20 de setembro de 2018

11 Dicas Simples de Como Fidelizar o Cliente

Para entender como fidelizar o cliente, é preciso estar atento a alguns pontos cruciais no relacionamento. Confira essas 11 dicas simples e faça sucesso nos negócios!

Dica 1: Se interesse pelo seu cliente

Vender é resultado de todo um processo que deve ser bem direcionado, pois não basta manter contato com o cliente apenas pensando em vender. É preciso manter contato com o objetivo de se relacionar, colaborar, firmar parcerias. Uma dica de como fidelizar o cliente é se colocar sempre à disposição para auxiliar, sem investigar problemas ou fazer julgamentos.

Quer saber mais sobre como vender bem e deixar seu cliente satisfeito? Confira nosso artigo nesse link.

Dica 2: Ouça seu cliente

Ouvir é uma maneira de fidelizar o cliente, desde que esse diálogo não seja sem significado. Isso porque toda comunicação deve gerar uma ação, todos os canais de comunicação colocados à disposição devem demonstrar que a opinião, sugestão ou crítica foi ouvida e a empresa tomou uma posição diante disso.

Dica 3: Responda seu cliente, e rápido!

Quando receber o feedback do cliente, dê satisfação a ele. Vale enviar, no mínimo uma mensagem de agradecimento, pois uma das formas mais comuns de afastar o cliente e deixa-lo com o silêncio como resposta. Como fidelizar o cliente requer atenção, a empresa deve elaborar uma mensagem de agradecimento e explicar rapidamente como funciona o processo de comunicação e resposta à sua solicitação dali em diante.

Quer saber como encantar o cliente no atendimento? A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios oferece algumas dicas, veja nesse link.

Dica 4: Fidelize seu cliente no pós-venda

Como fidelizar o cliente é uma relação que ocorre em grande parte no processo de pós-venda, cabe à empresa saber aproveitar o relacionamento com o cliente nesse momento, prestando atenção às oportunidades de ofertas outros produtos e serviços. Nesse momento também é hora de demonstrar ao cliente a intenção de servi-lo da melhor maneira, oferecendo as melhores soluções.

Dica 5: Reconheça a importância do seu cliente

A lealdade do cliente é importante, mas deve ser uma via de mão dupla. Portanto, se um cliente escolhe ser fiel e fazer negócio sempre com sua empresa, ele merece um reconhecimento por isso, talvez uma proposta que vá além de descontos, mas que efetivamente premie os clientes mais antigos, aqueles que fecham mais vendas, isto é, os clientes mais fiéis.

Dica 6: Informe seu cliente

Não limite sua empresa a ser uma mera vendedora, seja um consultor do seu próprio negócio. Isso porque a informação é uma das peças mais valiosas para lidar com o mercado. Clientes simplesmente adoram estar informados, especialmente quando isso os permite aproveitar melhor o que adquirem. Por isso, você deve se manter muito bem informado sobre o que acontece em seu nicho de mercado, com sua concorrência e com o seu mercado consumidor.

Para conhecer seu segmento, concorrência e seus consumidores, é importante saber fazer uma pesquisa de mercado. Confira nosso artigo com dicas para pequenas empresas e aprenda como fazer um estudo de mercado aqui!

Dica 7: Mantenha seus contatos atualizados

Criar um banco de dados com informações e histórico dos seus clientes é fundamental. Saber tudo o que puder e, claro, o que interessa ao seu negócio, sobre seus clientes, é uma forma de oferecer o que eles desejam e procuram. Nesse caso dois pontos são fundamentais, o primeiro é manter esse banco de dados sempre atualizado e o segundo é jamais misturar relacionamento pessoal e profissional, mas saber romper barreiras entre cliente e empresa.

Dica 8: Não divulgue problemas aos seus clientes

É certo que a sinceridade é a chave para bons negócios, mas nenhum cliente se tornará fiel a uma empresa que parece cheia de problemas. Nesse caso, vale ter cuidado com o nível de transparência, isto é, com as informações que serão reveladas ao cliente durante o contato de negócio e especialmente com a forma como essas informações serão transmitidas. Pois muitas vezes algumas informações deixam de parecer sinceridade e passam a soar como insegurança e pouco profissionalismo.

Dica 9: Atue com ética

Pensando em como fidelizar o cliente requer uma postura e conduta ética, vale tanto respeitar os limites profissionais do contato com o cliente, quanto tratar de assuntos que envolvam a concorrência com profissionalismo. Claro que você não deve se tornar um agente a serviço do concorrente, mas o cliente pode entender como falta de ética empresas que atacam outras do mesmo segmento. O importante é focar em seus negócios e demonstrar, na prática, porque sua empresa é melhor do que sua concorrência.

Saiba mais sobre a concorrência ética no mundo dos negócios nessa matéria da Revista Exame.

Dica 10: Invista no seu cliente

Como fidelizar o cliente significa satisfazê-lo, é necessário ter atenção tanto em relação ao produto ou serviço quanto, principalmente, com o atendimento que receberam. Clientes satisfeitos, além de serem fidelizados, indicam a empresa para sua rede de contatos, o que gerará um fluxo de negócios em potencial. Ciente do seu bom atendimento, fique à vontade para solicitar indicações aos seus clientes, pois isso lhe permitirá ampliar sua base de negócios, realizando mais vendas e melhores negócios.

Dica 11: Ratifique a boa decisão do seu cliente

Nunca deixe espaços para que o cliente questione os negócios que fez com sua empresa, aproveite o contato do pós-venda para convencê-lo de que tomou a decisão certa e escolheram a empresa certa para fechar negócio.

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