domingo, 23 de setembro de 2018

Os Benefícios do VOIP Para a Sua Empresa

Ainda não sabe o que é VOIP e os benefícios do VOIP para a sua empresa? Então não pare no tempo, comece a economizar com o VOIP em sua empresa e descubra muito mais nesse guia especial sobre VOIP que preparamos para você!

Jogo rápido: VOIP significa Voice Over Internet Protocol (ou, em português, Voz sobre Protocolo de Internet) é o uso da internet para conversação de voz humana como na telefonia convencional, só que utilizando, ao invés de sistemas analógicos o sistema de redes de internet (ou qualquer rede de computador que utilize protocolo de internet).

Ou seja, VOIP é a tecnologia que permite fazer e receber chamadas telefônicas pela internet, seja na internet da sua casa, num hotel durante uma viagem, pelo celular e em qualquer lugar do mundo, se há conexão com a internet é possível usar o VOIP.

Telefonia VOIP - Como sua empresa pode se beneficiar do VOIP para economizar - Dicas

Como se usa o VOIP?

O VOIP pode ser usado de três maneiras mais comuns, que é com o uso do computador e um programa, ou, com o uso de um telefone convencional (analógico) e um adaptador (ATA), ou ainda, através de um Telefone IP:

VOIP e os benefícios para sua empresa - esquema de utilizacao

Você tem três principais formas de se utilizar e beneficiar-se da tecnologia VOIP:

Softphone

É um programa de computador ou celular como qualquer outro e que funciona como um telefone, só que digital, ou seja, você faz e recebe chamadas por ele utilizando o seu computador (microfone e fone) ou seu celular. É o modo mais comum de utilização e bom para quem está iniciando.

Adaptador ATA

O ATA (Adaptador telefônico analógico) como o nome sugere é um adaptador, parecido com um modem, que você conecta à internet e ele tem saída(s) para telefone convencional, ou seja, ele transforma o seu aparelho de telefone comum numa linha conectada à internet, dispensando o uso do softphone

Telefone IP

É basicamente a junção do softphone com o telefone IP num único aparelho, ou seja, é um aparelho de telefone que será conectado diretamente à internet, por um cabo de rede. Não utiliza cabos de telefone convencionais e conecta-se direto à internet.

Telefonia VOIP - Como sua empresa pode se beneficiar do VOIP para economizar - Prioridades

Definindo necessidades do seu VOIP

Você primeiro precisa definir quais são suas necessidades com o uso da telefonia VOIP. É para fazer chamadas locais, à distância (DDD) ou internacionais (DDI)? É para tudo isto? Apenas parte disto?

Na sua empresa você tem ou deseja ter ramais para seus funcionários? Todos ou parte deles?

O VOIP pode ser utilizado para empresas de 1 funcionário até empresas de milhares de funcionários. É um sistema escalonável, adaptável e modular. Não é um serviço dedicado a um nicho específico, todos podem se beneficiar da tecnologia VOIP.

Telefonia VOIP - Como sua empresa pode se beneficiar do VOIP para economizar - Por onde começar?

Como começar?

Evidente que para o uso da tecnologia VOIP você precisará de uma conexão a internet que deverá ser minimamente de qualidade, ou seja, se você tem uma conexão ruim, inconstante ou oscilante sua qualidade de voz será consideravelmente reduzida ou até impossível de se utilizar.

Testes em geral mostram que uma conexão de ao menos 20mb (no mínimo) é capaz de suportar a tecnologia VOIP e demais usos da banda sem que haja interferência ou perda de qualidade. Certifique-se de que sua conexão obedece ao menos a este requisito mínimo.

Tudo começa com a escolha do seu provedor VOIP (que é o mesmo do que Operadora de Telefonia). Será a empresa responsável por oferecer você o serviço VOIP e o seu número de telefone fixo.

Escolhendo um provedor

A escolha do provedor é particular de cada empresa, cabe a ela entender o que cada uma oferece, como oferece e a que custo. Anteriormente tínhamos no Brasil mais empresas VOIP do que hoje, algumas foram absorvidas por grandes empresas de telefonia (como no caso da Vono que era da GVT e que por ter sido incorporada a VIVO o serviço foi descontinuado), mas temos ainda algumas boas opções para quem está iniciando, que são a Locaweb ou o Skype for Business.

É claro que existem outras opções, mas estas são as mais fáceis de se iniciar no mundo VOIP.

Novo número ou portabilidade no seu VOIP?

Você pode fazer a portabilidade do seu número de telefone atual (convencional) para o VOIP, basta que você seja o titular (ou sua empresa) e que seja um telefone fixo. Não é possível fazer a portabilidade de um telefone fixo para a tecnologia móvel e vice-versa.

VOIP: Números em todo o mundo!

Você também pode escolher entre ter números de telefone em diversas cidades do Brasil ou do mundo, assim você pode ter telefones locais em diversos Estados para atender públicos específicos que não precisarão fazer uma chamada DDD para sua empresa, e, em contrapartida, você pode atender estas chamadas em qualquer computador conectado a internet, em qualquer lugar do mundo.

Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem.

Economizando nas chamadas

As chamadas VOIP são até 70% mais baratas do que a telefonia fixa convencional e isto oferecerá a sua empresa uma redução de custos considerável, mas não significa que você não deva pesquisar os provedores pois cada um tem uma política de preços por minuto.

Telefonia VOIP - Como sua empresa pode se beneficiar do VOIP para economizar - Equipamentos a serem utilizados no VOIP

Telefone IP ou ATA?

Depende.

O softphone é a porta de entrada, mas depende do computador estar ligado, funcionando e conectado à internet, além de necessitar de um fone de ouvido com microfone, o que, para muitas pessoas, pode ser uma utilização difícil, afinal, assemelha-se mais a uma central de telemarketing do que com uma empresa comum e ao telefone.

Assim nossa recomendação é que você opte por utilizar um adaptador ATA (que pode ser encontrado por uma média de R$ 140,00 para até 2 linhas) ou opte já por um telefone IP (que pode ser encontrado por uma média de R$ 250,00 para até 2 linhas por aparelho).

Deste modo você se desvincula do computador e tem um aparelho dedicado a telefonia.

Telefonia VOIP - Como sua empresa pode se beneficiar do VOIP para economizar - Integrando unidades com PABX IP

Como integrar unidades com PABX IP?

Uma das vantagens do VOIP é também interligar funcionários, colaboradores e unidades através do VOIP como se próximos estivessem, ou seja, como se num mesmo escritório estivessem, sem a necessidade de chamadas DDD ou ligações para celular, tudo é feito pelo próprio telefone IP.

Você irá precisar de um PABX IP, que pode ser contratado facilmente pela internet pelos diversos provedores ou ser criado (montado) um por você mesmo à sua necessidade.

Para saber mais sobre como integrar unidades, conheça nossas dicas aqui.

O post Os Benefícios do VOIP Para a Sua Empresa apareceu primeiro em Empreendedor Magnético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário