quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Guia de Negócios: Como Melhorar Seus Negócios Aproveitando a Copa do Mundo

A maior competição de futebol do mundo aumenta o fluxo de movimento dos negócios no comércio e serviços. Veja algumas dicas para entrar na onda e melhorar os negócios na Copa do Mundo.

Muitas empresas tendem a reduzir seu fluxo operacional durante o evento, muitas vezes com receio de que esse período seja desfavorável. Mas fazer negócios na Copa do Mundo pode ser uma oportunidade positiva para sua empresa, ainda que gere alguns desafios.

É preciso pensar que sua empresa não pode parar, pois nenhuma empresa sobrevive sem vender, sem gerar fluxo e, no mercado atual, não se pode perder um mês de vendas e negócios durante essa época. Se você faz parte dos empreendedores que querem usar a Copa do Mundo como uma oportunidade de incrementar seus resultados, terá que trabalhar bastante, mas o sucesso virá!

O Brasil é inegavelmente o país do futebol e esse grande evento relacionado pode atrair clientes e melhorar o fluxo dos negócios. Então, atentar a alguns pontos vai ajudar sua empresa a fazer bonito e dar uma goleada na concorrência, mantendo e até melhorando seus negócios na Copa do Mundo.

Publicidade é a chave do negócio

Manter as vendas durante o evento requer cuidado redobrado, por isso, vale apostar em campanhas publicitárias para promover a imagem de sua imagem e associá-la à Copa do Mundo. Não é preciso fazer campanhas muito grandiosas, com longos processos de planejamento, mas o importante é não deixar de investir em publicidade.

Se sua empresa tem poucos recursos ou pouco tempo, aposte na criatividade para realizar sua publicidade e lance mão dos benefícios do Marketing Digital. Para saber como criar uma estratégia de Marketing Digital, veja nosso artigo nesse link!

Para realizar uma publicidade adequada, é necessário entender o tipo de marketing necessário desenvolver para ter relevância na estratégia online do marketing digital. Nesse caso, vale criar conteúdos e ofertar ao seu público-alvo em busca de divulgação e compra dos seus produtos e serviços.

Aproveite o tempo para resgatar contatos e fazer networking

Muitas empresa possuem dificuldade em prospectar novos clientes durante a Copa do Mundo, pois, por mais que as pessoas queiram fazer negócio com a sua empresa, elas geralmente pedirão que você volte a entrar em contato após a Copa, ou já marcarão reuniões para depois do evento.

Mas isso não significa que devem deixar de fazer o networking com seus clientes. Por exemplo, ao invés de liberar os funcionários mais cedo e fechar a empresa durante os jogos do Brasil, organize eventos no escritório ou espaço da empresa, convide seus melhores dez ou quinze clientes para assistem aos jogos em sua empresa.

Nesse ponto, você deve engajar sua equipe nessa ação, informando que devido à Copa do Mundo os negócios estão em baixa e, com esses eventos especiais todos terão a oportunidade de fazer novos negócios e prospectar potenciais clientes.

Para isso, peça que cada cliente convide quatro ou cinco pessoas de sua rede de contatos, assim você terá a oportunidade de ampliar sua cartela com novos consumidores em potencial. Aproveite o evento para trocar contatos, apresentar os negócios e conseguir reuniões.

Dê destaque aos produtos certos

Se sua empresa pretende criar uma cartela específica de produtos relacionados à Copa do Mundo, lembre-se de dar destaque a eles, seja na home do seu site, com a criação de campanhas de marketing específicas que façam essa informação circular, com a criação de banners, etc.

Além disso, você pode fazer uma boa investigação no seu estoque e verificar se você tem algum produto com temática da Copa do Mundo. Se não houver nada, ainda dá tempo de adquirir produtos customizados e vale também customizar embalagens, uniformes da equipe, etc.

Uma boa ideia para destacar os produtos especiais para esse período é montar kits com eles, ou oferecer brindes aos clientes que adquirirem. Vantagens como frete grátis ou “pague 1 leve 2” são ações atraentes e cativantes que ajudam a destacar seus produtos e alçar seus negócios!

É possível aquecer os negócios na Copa do Mundo, mas para isso é necessário fazer com que a informação de que sua empresa está engajada nesse evento chegue aos clientes.

Venda mais aos seus clientes atuais

Você pode também traçar estratégias e criar um plano para que seus clientes atuais vejam seu produto como uma oportunidade mais atraente durante a Copa. Lembre-se de que seus clientes atuais conhecem o valor do seu produto ou serviço, sua empresa e tendem a criar menos dúvidas sobre sua competência de entregar o prometido.

Lembre-se de que fidelizar clientes é sempre uma boa pedida para os negócios, e clientes antigos, quanto mais se tornam fiéis e mais tempo de negócios têm com a empresa, mais desejam ser valorizados. Esse é o momento ideal para consolidar suas relações com esses clientes.

Afinal, vender mais para os clientes atuais, é sempre uma forma mais barata de comercializar seus produtos e serviços. Veja nessa matéria da Revista Exame por que investir mais nos clientes atuais do que em novos clientes.

Presenteie os clientes

Além de criar promoções e descontos especiais para os negócios na Copa do Mundo, aproveite esse período para colocar o foco de sua equipe em seus clientes. Nesse momento invista em souvenires customizados, guias explicativos sobre atividades de interesse do seu público e presenteie seus clientes.

Lembre-se de que o cliente não precisa de grandes presentes ou brindes caros para se sentir satisfeito. A ação de presentear o cliente está mais relacionada ao reconhecimento, à ação de valorização que a empresa expressa ao presenteá-lo.

Por isso, vale investir em pequenas coisas, como uma bandeira do Brasil ou chaveiros personalizados com a temática da Copa do Mundo. Nessa hora, aproveite para enviar catálogos com seus produtos, ofertas especiais e lançamentos.

Dicas para melhorar os negócios na Copa do Mundo

Mas Fique Atento a Alguns Pontos

Gerar as melhorias e manter o fluxo dos negócios durante o evento da Copa, requer alguns cuidados mais direcionados em alguns sentidos:

Atenção à Equipe de trabalho

É importante promover o engajamento da equipe de funcionários para atuar nessa época de possibilidade de demandas maiores, para isso vale aplicar treinamento específico para realizar vendas simultâneas, majorar as comissões no período de operação, criar uniformes personalizados e criativos para a ocasião, etc.

Atente-se ao Ambiente

Se você tem um bar ou restaurante, por exemplo, organize as mesas de forma que o fluxo esteja livre para que o atendimento possa ocorrer o mais rápido possível. Quanto mais rápido é o atendimento, mais vendas você realiza! Além disso, o ambiente deve ser ornamentado com decorações específicas, proporcionando uma experiência positiva ao cliente.

Foque na Experiência do cliente

Desde o início do contato entre cliente e empresa, até uma eventual pós-venda, o processo deve ocorrer com muita fluidez e sem barreiras. Deve-se atentar para a funcionalidade dos meios de pagamento, métodos e devolução de mercadorias, etc.

Busque a Fidelização

Finalmente, é possível aproveitar o evento para melhorar os negócios na Copa do Mundo e isso inclui um bom momento para fidelizar o cliente a manter a relação com a empresa após esse período. Aproveite para divulgar seu negócio, tornando o cliente um seguidor da sua empresa para além desse momento específico.

Não deixe a Copa do Mundo abalar seus negócios!

Por mais que o mercado esteja em um momento difícil e seja mais enfraquecido pelo evento, você pode e deve continuar trabalhando. Se seu cliente está inseguro pelo momento e perdido, você como empreendedor deve mostrar a ele razões para continuar fazendo negócios com você!

Quando investe no seu networking e opta por maneiras alternativas de alavancar suas vendas, você consegue suprir as lacunas das vendas pela sazonalidade. Fazendo uso desse guia você tem tudo para dar uma goleada nos concorrentes e marcar um golaço nos negócios!

O post Guia de Negócios: Como Melhorar Seus Negócios Aproveitando a Copa do Mundo apareceu primeiro em Empreendedor Magnético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário